quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Comparaçâo de duas geraçoes bem diferentes...


Pois é pessoal,pela primeira vez vou falar de futebol no meu blog ehehe,como nao podia deixar de ser nesta altura,da selecçao sub20,que simplesmente estão a fazer um campeonato do mundo onde poucos acreditavam que era possivel.
Mas como o Titulo diz,vou falar de duas realidades e de duas épocas bem diferentes.

Começo pela geração apelidada de "geração de ouro",que para mim com todo mérito.Jogadores campeoes do mundo e que sem duvida revolucionaram o futebol portugues.

Selecção composta por jogadores como Luis figo,Vitor baía,Jorge costa,Rui costa,Joao V. Pinto,Capucho e outros que singraram no futebol portugues e internacional.Nesta altura,praticamente todos nos planteis principais e quase todos com futuro seguro nos clubes que representavam.Outros tempos,onde se faziam jogadores,e os clubes davam valor a esses mesmos jogadores e hoje??????

Vejamos...a "geração á rasca"


Jogadores com futuro no clube garantido nesta selecçao??????Poucos ou nenhum,temos o Mika para 3º guarda redes do Benfica onde duvido que tenha alguma oportunidade,Nelson Oliveira do Benfica que nao sabe sequer se fica no plantel,Sergio oliveira uma promessa do FC Porto que para variar anda por ai emprestado até desaparecer.

Diferenças já muito significativas,quando há "estrelas" contratadas a outras selecçoes que pelos vistos ja foram eliminadas,e os jogadores sao contratados pelos portugueses com rotulo de "futuras estrelas",sem tirar mérito a cada um desses jogadores.E entao porque não se aposta nos nossos jogadores a 1/4 do preço dessas ditas estrelas e se dá oportunidade e estabilidade ás nossas "estrelas"?????è triste...

Mas comparando mais uma vez as duas geraçoes...

A "geraçao de ouro" jogava um Futebol bonito sem duvida com jogadores bem diferentes,com um futebol alegre técnico que agradava a quem via sem duvida.

A "geração á rasca" joga um futebol pouco ou nada vistoso,mas muito competente,responsável sólido e de uma organização que penso nao se ver a muitos anos no futebol,e no futebol temos trabalhar o que temos,com as condiçoes que temos.

Duas geraçoes muito diferentes e muito iguais,um futebol muito diferente mas cada uma soube trabalhar e aproveitar o que melhor tinha para ter sucesso.Tambem dar mérito as equipas técnicas que souberam tirar maior partido das caracteristicas do jogadores nas devidas alturas,muitos criticaram desde logo esta selecçao em vez de apoiar e perceber as limitaçoes.Só que no futebol há muito mais para alem da técnica,ha o querer,a competencia,o sacrificio,ha um grupo que unido,lutador combate as suas limitaçoes e consegue ter sucesso a mesma.E éssa prova é esta equipa portuguesa,muitos criticam,mas tb se ganham titulos assim e sao esses titulos que fica para a historia e nao se jogava futebol bonito ou não.Temos exemplos próximos disso,a Grécia no euro2004 e até o inter de mourinho que ganhou liga dos campeoes com uma equipa muito a baixo dos principais candidatos,mas deu festival tacticamente.E esses jogadores sao vedetas e nao jogavam bonito,entao porque tambem nao apostar nestas "vedetas" portuguesas que nao jogam bonito mas sao de uma competencia incrivel????

Que sirva para mais uma vez os clubes portugueses pensarem sobre os nossos jogadores e que merecem oportunidades continuas para mostrarem serviço e nao 5 miinutos em 5 jogos por epoca para depois serem dispensados....Fica a reflexao e vamos lá ganhar o caneco :).



1 comentário:

  1. Excelente post titinho, devias falar mais vezes de futebol. :)

    ResponderEliminar